Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

[Review] Avec Tristesse - How Innocence Dies


Avec Tristesse, a primeira banda Nacional a ter um review aqui no blog. How Innocence Dies é o segundo álbum dos caras, que vieram do Rio de Janeiro com esse som extremo e surpreendente. É, nenhum "From Hell" pode por defeito não.

Bom, começo a análise pela capa, que por sinal é uma capa muito bem feita. Porém, eu sempre tenho essa mania de fazer analogia com as coisas, e não é diferente com a capa desse CD. A grande verdade é que um ano antes deste CD sair, uma outra banda estava fazendo a alegria da garotada de 11~12 anos, o Eca Nonsense (ou Evanescence, para os Posers). Eu não aguentava mais ouvir aquelas musiquinhas na rádio e ver a cada esquina crianças com a camiseta da banda...

Por isso, eu digo, na primeira vez que eu vi a capa do CD do Avec Tristesse, a merda já estava feita. Já ouviram aquele ditado "tem coisas que é melhor esquecer?" Pois é, eu juro que eu tentei, mas não consegui esquecer dessa...



ATENÇÃO: EU SEI QUE A FOTO ABAIXO, É UMA CALÚNIA CONTRA ZEUS, THOR, ODIN E MAIS 4 DEUSES NÓRDICOS A SUA ESCOLHA...




Abaixo, uma foto exata do que a minha mente imaginou quando vi a notícia do lançamento do álbum:



...e desde então, toda vez que eu olho pra capa desse cd (que é muito bela por sinal), eu lembro dessa desgraça desse Eca Nonsense.

...
...

... Tá.

Deixando de lado as besteiras da minha cabeça, vamos para a música. O rótulo Dark Metal, que a banda usou na mídia especializada e no próprio encarte, realmente faz sentido. Tem blasbeat, vocal limpo, vocal rasgado, vocal gutural a la splatter, riffs pesadíssimos, riffs pegajosos, riffs mórbidos, teclados... Sim, é tipo um líquidificador de Doom + Metal Extremo. Mas tem uma coisa no Avec que simplesmente faz você gostar deles... e isso pra mim vem do bom gosto e das boas influências dos caras (eu sempre imaginei isso, porque, pra falar a verdade, não sei nem dos gostos nem das influências deles heauheuahe).

Clipe comemorativo da banda, com a música A View of The End (minha favorita!). 

Não bastasse músicas boas e uma capa bonita, tem também o encarte. Eu curti MUITO o encarte desse CD quando o comprei! Isso porque eu sou daqueles tr00 que pega o encarte, põe o fone, e fica decorando as músicas pra cantar junto nos shows. Ah, e - pasmen - os caras do Avec Tristesse colocaram cores de acordo com quem está cantando. Pedro Salles (guitarra/teclado) e Nathan Thrall (bateria) (sim, bateria pqp) dividem os vocais e o encarte destaca com cores diferentes quem está cantando. Isso sim é tecnologia pra Tr00 nenhum botar defeito! Dá até pra tirar 99 no Metal Videoke rapaz!

Avec Tristesse detonando ao vivo na abertura do Dimmu Borgir (música do primeiro CD, o Ravishing Beauty, que eu também tenho e é igualmente bom)

E para terminar, mais um fato interessante desse álbum: a passagem final. A música "Sceptical and Gone" que fecha o álbum de forma criativa. O mais dahora é que dá pra imaginar tudo que acontece. O cara vai, tem uma tosse de tuberculoso (o que nos mostra que o tabaco faz mal a saúde, Metal Tr00 também é qualidade de vida!), pega o carro, vai até a casa da namorada (ou esposa, ou amante, ou caixa do supermercado, whatever) e dá um tiro. Agora, eu pergunto: quem morreu? O cara, a mulher, um cachorro zumbi que apareceu por ali, a avó da mulher que não gostava do cara, um parente do Chewbacca? Nunca saberemos.

Vale a pena escutar, quem quiser dar um palpite, comente!

Eu já escutei muito esse álbum, e provavelmente vou continuar escutando ao longo dos anos. Acho que o metal nacional ganhou muito com os dois lançamentos do Avec Tristesse, e eu acho uma pena a banda não ter lançado mais nada desde 2004.

Aqui acaba mais um review, e para você Tr00 das Montanhas Gélidas do Norte, divirta-se com a entrevista com o ex-baterista do Avec Tristesse, Nathan Thrall no próximo post. Abraços e até a próxima Review!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caralho mano, Banda Do caralho, muahahaw, maneira a entrevista, o Lorde das Trevas aprovou !

Kleber disse...

Grande Nathan, ri muito com essa entrevista e parabéns ao blog, gostei da proposta!